SEJAM BEM VINDOS!

Muitas ideias que expressavam sonhos. Muitos ideais que se manifestaram na simples reflexão de ser útil além das funções que exercemos ao menos por um instante. Várias alternativas a nossa frente e muitos obstáculos.

Um dia percebi que deveria ser útil universalmente, pensei e pensei como ascender a esta condição, pois, não possuía nenhum dom especial. No entanto, sou um homem que gosta de escrever. Explorei este caminho, pois as palavras e ideias são muito poderosas e podem servir para inspirar pessoas na sua trajetória vital.

Sou historiador um guardião da memória e pesquisador. Sou poeta de expressões líricas e sociais. Não sei se o que penso é certo ou errado, mas sei que aprendo e ensino dentro de um contexto imperfeito.

Este é meu universo virtual, um lugar de divulgação de minhas humildes e imperfeitas obras literárias e científicas.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

RELATOS DE UM TAMANDAREENSE. HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

CONSIDERAÇÕES INICIAIS 

Um dia escutei, que quando moramos muito tempo em um lugar, acabamos sendo o próprio lugar. Talvez eu não more tanto tempo em Almirante Tamandaré, a ponto de assim ser. Mas o simples fato de conviver com quem já é o lugar, já me faz também ser uma pequena parte da cidade.
A cidade tem uma história. Um conjunto de histórias, que não se encontram em livros, bibliotecas, arquivo público ou na internet simplesmente. Mas que oralmente ou por ações se propaga pelo vento, carregando em seu contexto, cenários de um passado não tão distante, mas que pode se perder, simplesmente porque se acha que algo para ser histórico, deve ser grande e de notoriedade pública.
Foram ações comuns, acontecimentos cotidianos e o pioneirismo, que escreveram a história de Almirante Tamandaré. Pois, foram estes fatos simples, que permitiram que a população local, lograsse êxito aonde qualquer outro forasteiro que aqui chegasse com ares de aventura e comodidades, já fosse embora por não se adaptar ao trabalho exigido para dar inicio a uma cidade.
Hoje, as coisas estão prontas, fáceis, cômodas e mal utilizadas. Talvez, porque contemporaneamente esquece ou não se dá valor aos desafios que desencadearam as ações de diversas pessoas representantes dos vários setores da sociedade, que aqui deixaram seu legado. Ou seja, deixaram uma terra com os caminhos iniciados. Porém, com o eterno ciclo de aperfeiçoamento daquilo que se recebeu e que se repassa. Já que tudo na vida dos homens tende a sofrer a ação de seu trabalho e do progresso que advêm dele.
Por isto, o que escrevo hoje, são relatos. Não apologia! E onde muitos viram “devaneios poéticos” ou “contos” e “lendas”, eu consegui perceber a história, ocultada em supostas fantasias.
Estes relatos captados são feitos por um tamandareense. Filho, neto e bisneto de pessoas nascidas nesta terra. São relatos conhecido de muitos filhos antigos da terra (pois, viram ou até participaram de muitos fatos pioneiros aqui descritos), mas desconhecidos daqueles que a terra acolheu há pouco tempo.
 O que será relatado posteriormente são resumos de grandes acontecimentos, que devido a sua particularidade, quebraram a rotina do cotidiano e permitiram que se iniciasse algo novo. Porém, eles passaram despercebidos, já que o pioneiro povo de Tamandaré, não fazia as coisas para colher os méritos advindos do reconhecimento social, cultural, político ou cientifico. Mas sim, para prover uma melhor e mais cômoda sobrevivência no contexto do árduo dia-a-dia.
Os Relatos de um Tamandareense é uma obra científica histórica com linguagem adaptada a atender aos anseios de uma plateia heterogênea, cujo, a finalidade é não deixar estes feitos serem apagados com o tempo e fornecer subsídios situacionais para futuras pesquisas. Nesse sentido, busca funcionar também como um documento de contraposição a qualquer alteração estabelecida sobre fatos notórios e de conhecimento público. Feitas por possíveis interpretações doutrinárias ou ideológicas, que ao invés de preservar a história de um povo, a apagam, mantendo apenas o que lhe interessa e possa ser utilizado para um propósito que lhe traga algum retorno.
Diante deste exposto inicial, este livro é a preservação de pequena parte da história municipal expressando-se como uma homenagem a todos aqueles que no contexto desta obra serão citados, e também aos que não serão, mas que mesmo assim deixaram sua marca nessa terra. Sei que muitos não mais estão entre nós em vida. Mas estão na forma de seus empreendimentos em diversas áreas que ajudaram a construir o município que aprendi admirar desde cedo. Está obra também relata ações de pessoas, que ainda estão firme e forte, colaborando do seu jeito, para dar rumo ao progresso da cidade.

Pois, o grande mérito de se colaborar com a história do município, não esta no reconhecimento, mas na satisfação de se ter melhorado o lugar em que se vive. Pois, quem faz para a comunidade está fazendo para si próprio, já que todos nós fazemos parte de um grupo, entrelaçada em um contexto de ação e reação.

Extraído das p.09-11 do livro "Relatos de um tamandareense. História do município de Almirante Tamandaré.

Divulgação de lançamento do livro publicado na Folha de Tamandaré nº 691 de 01-15/08/2011, p.02.

O link para baixar ou ler gratuitamente a obra é o seguinte:
http://issuu.com/kotovski/docs/livrokotovisk


Nenhum comentário:

Postar um comentário