SEJAM BEM VINDOS!

Muitas ideias que expressavam sonhos. Muitos ideais que se manifestaram na simples reflexão de ser útil além das funções que exercemos ao menos por um instante. Várias alternativas a nossa frente e muitos obstáculos.

Um dia percebi que deveria ser útil universalmente, pensei e pensei como ascender a esta condição, pois, não possuía nenhum dom especial. No entanto, sou um homem que gosta de escrever. Explorei este caminho, pois as palavras e ideias são muito poderosas e podem servir para inspirar pessoas na sua trajetória vital.

Sou historiador um guardião da memória e pesquisador. Sou poeta de expressões líricas e sociais. Não sei se o que penso é certo ou errado, mas sei que aprendo e ensino dentro de um contexto imperfeito.

Este é meu universo virtual, um lugar de divulgação de minhas humildes e imperfeitas obras literárias e científicas.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE A UFOLOGIA.

INTRODUÇÃO


Elaborar ou escrever qualquer perspectiva informativa referente ao campo da Ufologia é desafiador, complexo e por efeito arriscado no que tange a credibilidade pessoal. Uma vez que o assunto é exótico, carregado de vícios interpretativos ligados na maioria das vezes a considerações falaciosas e sem sustentação probatória legitimamente elaborada.
Neste contexto o assunto Ufologia se torna um problema filosófico e não científico como aparenta ser. Pois, a grande questão da credibilidade do estudo ufológico se relaciona diretamente as suas expressões éticas, da estrutura organizacional da pesquisa realizada no campo, delimitação de tema e principalmente por ser feita e propagadas em grande parte por leigos que não consideram o conhecimento científico e filosófico como norte legítimo dos estudos. Este cenário todo acaba sendo o principal argumento que sustenta a falácia da “validação pessoal”, bulverismo (argumentar partindo do pressuposto de que o oponente já está comprovadamente errado), “ataque ao argumentador”, “apelo ao ridículo”, “apelo ao preconceito”, “apelo a vaidade” entre outras, que são utilizadas contra qualquer pesquisador quando ele vai se referir a assuntos ligados a Ufologia.
A Ufologia é uma ciência, pois carrega todos os requisitos e características. Da mesma forma reforçando a mencionada afirmação, a sua origem se deu em um contexto investigativo forense ainda na década de 1940. No entanto, em decorrência de observações, propagações, afetações e recepções leigas dos interessados no assunto, ocorre uma falsa ideia que toda informação que trate de um fenômeno ufo seja por si só uma informação produzida pela Ufologia.
A partir desta condição a presente pesquisa visa separar o estudo ufológico sério das manifestações que se passam ou leigamente são consideradas como ufológicas. Pois, a Ufologia é que como as outras ciências, ou seja, busca ter certeza dos resultados antes de propaga-los. É buscando resgatar e mostrar esta realidade não considerada por muitos críticos, que este estudo foi elaborado.
O objetivo é promover a reflexão junto a comunidade ufológica para reverem não só o aspecto prático da pesquisa, mas também para desenvolver uma reestruturação em suas bases de fundamentações, filosofias e principalmente no que tange a sua imagem frente ao público geral, independente se este é especializado ou leigo.

Esta reflexão e análise é imparcial. Não se prende a exposição especializada de fenômenos ufo. Porém, parte de um contexto geral dos hábitos comuns das pesquisas, da propagação de informação e da sustentação argumentativa. Sendo assim, a análise, busca sugerir novos pontos de vistas, sem com isto interferir nas particularidades que envolvem o campo ufológico, mas que se apresentam mal compreendidos por falta justamente elucidação de seus objetivos, procedimentos e ligações. 

Para quem se interessar no assunto "Ufologia" e quiser algumas sugestões, visite o endereço e leia a pesquisa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário