SEJAM BEM VINDOS!

Muitas ideias que expressavam sonhos. Muitos ideais que se manifestaram na simples reflexão de ser útil além das funções que exercemos ao menos por um instante. Várias alternativas a nossa frente e muitos obstáculos.

Um dia percebi que deveria ser útil universalmente, pensei e pensei como ascender a esta condição, pois, não possuía nenhum dom especial. No entanto, sou um homem que gosta de escrever. Explorei este caminho, pois as palavras e ideias são muito poderosas e podem servir para inspirar pessoas na sua trajetória vital.

Sou historiador um guardião da memória e pesquisador. Sou poeta de expressões líricas e sociais. Não sei se o que penso é certo ou errado, mas sei que aprendo e ensino dentro de um contexto imperfeito.

Este é meu universo virtual, um lugar de divulgação de minhas humildes e imperfeitas obras literárias e científicas.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Relatos de um tamandareense: HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

Visite e conheça o livro no site:
Imagem do Centro Velho e bairros vizinhos localizados na Cidade Almirante Tamandaré-PR/Foto: Ari Dias, 2009.
Contar a história de uma localidade não se faz do dia para a noite. Tão pouco em meses ou em alguns anos de pesquisa. Tão pouco a história de um lugar se prende a política única e exclusivamente ou a fatos analisados por uma visão doutrinaria ou ideológica. Ou seja, na perspectiva de julgamento se certos ou errados. A História de um lugar são relatos de fatos, que forjam a cultura de um povo. São fatos e acontecimentos cotidianos que parecem simples e até passam sem receber nenhuma atenção. Mas que dentro de um contexto específico para a localidade proporcionaram uma grande revolução.   
A história de Almirante Tamandaré possui esta particularidade. Pois, independente de estar englobada em uma história maior e sofrer as influências diretas e indiretas daquela. A cidade em si, possui uma história única e exclusiva. A qual a torna particular e exclusiva de seu povo.
O modesto livro tecido que preencheu a mente de muitos com informações e curiosidades, como também fez renascer lembranças até então adormecidas que pareciam sem importância. Foram imortalizadas em pouco mais de cinco meses. Ou seja, este livro de história foi lavrado em cinco meses!
Mas muitos irão se questionar: “cinco meses de pesquisa, então grande parte do que esta escrito aqui é uma falácia.” Sim. Realmente, tal revelação superficialmente passa este raciocínio. Porém, ele foi tecido em cinco meses, não pesquisado.
Pois, para se ter a facilidade de escrever algo sobre um lugar em tão breve período é necessário possuir uma grande gama de informações. E é neste contexto que aparece o primeiro passo da investigação cientifica. Ou seja, conhecimentos específicos  sobre o contexto e veracidade destas informações.
É no tocante a esta condições que iniciou a minha investigação. Pois, já são 34 anos que recebo informações sobre a história de Almirante Tamandaré. São conhecimentos que adquiri, escutando involuntariamente a conversa dos outros. Eis, que sou um filho nato desta terra, meus pais também são e os pais deles,... Ou seja, eu sou um membro da sociedade, que participa de eventos, de festas, de reuniões e do cotidiano que movimentam a cidade,..., sou uma pessoa que desde a minha infância acompanho meus familiares e familiares de outras famílias tradicional da cidade.
Neste contexto possuo o que todo tamandareense nato de minha idade ou mais experiente que eu contempla. Ou seja, marcos de referencia. Diante disto, se nós precisarmos de informações sobre política, saberemos a quem recorrer; sobre calcário, saberemos onde encontrar,... Ou seja, o que é um mistério para muitos que não são da terra, para nós, é uma coisa tão comum, que às vezes nem percebemos a importância disto, a ponto de deixar o tempo consumi-la.
Mas, não é só de relatos orais que uma obra cientifica ganha credibilidade. Mas sim dos fundamentos que recepcionam estas informações e lhe dão terreno firme e plausível.   
Foi a partir deste raciocínio e posterior reflexão e a forma como estão se propagando certos fatos históricos, que me raiou a ideia de escrever um livro sobre a história da cidade. Pois percebi, que os professores que contam a “História de Almirante Tamandaré”, já estão em idade muito avançada. Diante deste  natural quadro, conclui que se alguém não guardar o conhecimento que estes ilustres senhores e senhoras da sociedade local possuem sobre a história tamandareense, anterior a década de 1950, eles se perderiam no tempo, como ocorreu nos tempos ainda dos pioneiros desbravadores. Os quais estiveram aqui. Porém, não sabemos quem eram, quantos eram e o que realmente faziam. Tudo que sabemos é baseado em suposições técnicas e de vagas pesquisas de geógrafos e historiadores da década de 1920. Ou de relatórios oficiais ainda do tempo em que a nossa região pertencia a Curitiba, mas que também estão se consumindo no tempo ou possuem acesso restrito e extremamente burocrático.
Diferente dos pioneiros habitantes, ainda é possível, conhecer a história de Tamandaré desde sua emancipação, até os dias atuais, ou seja, mais de 122 anos se contar ainda um pequeno período anterior a sua emancipação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário