SEJAM BEM VINDOS!

Muitas ideias que expressavam sonhos. Muitos ideais que se manifestaram na simples reflexão de ser útil além das funções que exercemos ao menos por um instante. Várias alternativas a nossa frente e muitos obstáculos.

Um dia percebi que deveria ser útil universalmente, pensei e pensei como ascender a esta condição, pois, não possuía nenhum dom especial. No entanto, sou um homem que gosta de escrever. Explorei este caminho, pois as palavras e ideias são muito poderosas e podem servir para inspirar pessoas na sua trajetória vital.

Sou historiador um guardião da memória e pesquisador. Sou poeta de expressões líricas e sociais. Não sei se o que penso é certo ou errado, mas sei que aprendo e ensino dentro de um contexto imperfeito.

Este é meu universo virtual, um lugar de divulgação de minhas humildes e imperfeitas obras literárias e científicas.

domingo, 8 de dezembro de 2013

CONSIDERAÇÕES SOBRE A UFOLOGIA

Para quem se interessar no assunto "Ufologia" visite o endereço e leia a pesquisa!

Ufologia Ciência

Esta manifestação tem como característica a colaboração dos métodos científicos no que tange a busca de identificação de fenômenos, antes de tecer qualquer tipo de conclusão sobre um determinado objeto estudado. É por natureza uma manifestação de divulgação de seus estudos ao público, a prudência.
De suas observações se vinculam muitos assuntos ufológicos que são adaptados ou referidos diretamente em trabalhos científicos acadêmicos de outros campos do conhecimento humano.
A Ufologia Ciência não se apresenta de forma sensacionalista, vinculada a interesses econômicos ou a seitas religiosas. Porém, o resultado de seus estudos, muitas vezes é utilizado e explorado por estas formas de manifestações, para fundamentar circunstâncias cientificamente e ufologicamente refutadas.
Neste sentido a Ufologia Ciência é de fato uma manifestação científica, pois, se caracteriza como Ciência, informando a verdade que dispõe fundada em métodos científicos conhecidos ou adaptados racionalmente a realidade investigada, buscando de forma organizada, sistêmica e dialética identificar novos paradigmas que aperfeiçoe os métodos e que norteiem explicações plausíveis de caráter a colaborar com o conhecimento humano. É um estudo que se caracteriza com a contemporânea concepção de Ciência, que:

“é a que reconhece, como garantia única da validade da Ciência, a sua auto corrigibilidade. É significativa, seja por partir da desistência de qualquer pretensão à garantia absoluta, seja por abrir novas perspectivas ao estudo analítico dos instrumentos de pesquisa de que as Ciências dispõem”[1].

                 Observando esta característica que identifica a Ufologia Ciência é possível desmistificar ou refutar pontos de vistas de um grupo de “simpatizantes da ufologia” que defendem a ideia que o estudo ufológico não deve ser feito ou considerado pela visão científica pelo fato de torna-la cientificista. É uma visão contraditória e afetada, já que neste momento histórico é impossível identificá-la ou rotulá-la como cientificista, pois, ela não “possui a crença infundada de que a ciência pode e deve conhecer tudo e é a explicação causal das leis da realidade tal como esta é em si mesma”[2]. Pelo contrário, ela busca quebrar paradigmas científicos. Já que, os estudos ufológicos são os maiores exemplos da pesquisa científica (não cientificista), onde se identifica em seu processo os constantes confrontos epistemológicos, problemas e enigmas a serem desbravados em um constante processo de aperfeiçoamento.


[1] ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª edição brasileira coordenada e revisada por Alfredo Bosi; revisão e tradução dos novos textos Ivone Castilho Beneditti - da 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 139.
[2] CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 8ª. São Paulo. Atica, 1997, p. 280.

Nenhum comentário:

Postar um comentário